Sou uma amante de viagens, cheia de historias pra contar. Ja morei em alguns lugares e passei ferias em mtos outros. Como tanta gente sempre pede dicas e sugestoes de viagens, cursos e etc., aceitei a ideia dos que sugerem um blog para compartilhar minhas experiencias e aprender com a experiencia de outros...Bem vindos!

sábado, 18 de setembro de 2010

Dicas para visto



Quando se fala em viajar, todo mundo se anima, mas quando se fala na hora de tirar o visto, tem gente que se descabela de medo de ter um visto negado.
Se for para os EUA,entao, ai sim vira terror para muitos.
Me pediram pra colocar algumas dicas aqui, nao sou expert no assunto, mas vou me basear nas minhas experiencias.

Sim, o consulado americano eh super rigido, portanto siga a risca TODAS as intrucoes que eles dao.
*Lembre-se que existem 16 tipos de visto, e cada pessoa ou tipo de visto pode ter sido negado por motivos diferentes.
Independente do tipo de visto, sua maratona comecara com o agendamento de entrevista no valor de 38 reais. Soh depois de efetuar o pagamento eh que sera possivel agendar hora e data para entrevista no consulado americano para aprensentacao de todos os documentos e formularios devidamente preenchidos.
Evite rasuras, como dito anteriormente, eles sao muito rigidos.

O agendamento da entrevista para o visto eh um processo automatizado e inflexivel. Muito cuidado com os prazos pois a agenda de entrevistas eh cheia. Faça tudo pelo menos 4 meses antes da viagem.
Se o primeiro dia de entrevista disponível for depois do dia de sua viagem, marque sua entrevista para o quanto antes e depois visite o site de agendamento regularmente procurando por mudanças no horario. Pode acontecer de alguem desistir ou reagendar, o que acba liberando um horario.

O principal motivo para ter um visto negado eh a incapacidade de comprovar vinculos suficientemente fortes com o Brasil. Isso eh entendido por eles como uma prentensao de imigrar para os EUA.
Portanto comprovante de carro proprio, casa, emprego e coisas do tipo sao altamemte recomendados como documentos para entrevista no consulado.
Portadores de doencas infecto-contagiosas tambem costumam ser barrados.

No dia da entrevista, vista-se formalmente, mostrando uma boa aparencia (homens, facam a barba) e responda objetivamente as perguntas. Olhe nos olhos do entrevistador e nao venha com dircursos e elogios sobre o pais. Isso nao lhe da pontos.
Mostre seguranca e respeite as regras dadas por eles.
Tenho uma amiga, que ao solicitar o visto, pediram que voltasse em 6 meses. A mesma voltou em 2 semanas para tentar novamente e foi retirada do consulado pela seguranca. Isso soh dificulta uma segunda chance.

Tenha passaporte e documentos em dia e tenha em mente que, mesmo que seu visto seja aprovado, voce ainda pode passar por algumas perguntas na entrada do pais.
Meu irmao mesmo, ao me visitar em Chicago, ficou 1 hora na salinha da imigracao respondendo algumas perguntas e esperando confirmacao de que ele ia apenas passar ferias nos EUA.

Se o seu visto for como Australia, que voce nao precisa marcar entrevista. Continuam as dicas de seguir a risca as solicitacoes e papelada em dia. Quanto mais comprovantes de vinculo com Brasil, melhor.

Com seguranca, boa aparencia e documentos em dia, grandes chances de seu visto ser liberado.
Boa sorte e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário